História
Os nossos antepassados
Há muitos milhares de anos, durante o período paleolítico, nasceu o primeiro ser humano, em África. O clima era muito frio devido às glaciações. O Homem, para suportar o frio, refugiou-se nas grutas e nas cavernas. Pois aí estava quente e havia água e animais.
Nessa época só existiam plantas rasteiras, poucas árvores e animais que estavam adaptados a esse clima. Alguns desses animais eram os rinocerontes lanu-dos, renas, mamutes, bisontes, ursos e tigres dentes de sabre.
O Homem vivia em pequenas comunidades nómadas e praticavam uma economia recoletora. Alimentavam-se do que a Natureza lhes dava e de animais. Usavam pontas de lança, bifaces e arpões entre outros instrumentos feitos de osso, pedra ou madeira para matar animais. Usavam o mineral sílex para o efeito. Também os podiam afugentar com o fogo, pois os animais têm medo dele.
A magia do Buçaco
Por detrás de batalhas e de invasões, a mata do Buçaco oferece a beleza resistente das árvores centenárias e o magnífico Palácio do Buçaco, de estilo neomanuelino.
O Palácio do Buçaco, agora transformado em hotel, remonta o século XIX, pois foi mandado construir pelo rei D. Carlos ao lado do Convento de Santa Cruz, que albergou os Carmelitas e o general Wellington. Este palácio retrata em azulejos os episódios de "os Lusíadas".